Para avaliar o desempenho, foram contados os fios caídos de mechas de cabelo tratadas com cada um dos produtos “antiqueda”.
A primeira
reação à visão dos fios acumulados no ralo do chuveiro, no travesseiro,
no banco do carro ou nas roupas é o medo de ficar careca. “A segunda é
entrar na farmácia ou no supermercado e comprar qualquer coisa que traga
o apelo de interromper a queda de cabelos”, diz o médico Luciano
Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia. Para saber o
que o consumidor pode esperar desses produtos, foi testado o desempenho
de oito xampus “antiqueda”, promessa repetida em destaque nas
embalagens das principais marcas. O teste foi feito no laboratório da
Kosmoscience, empresa de pesquisas na área de cosméticos. Para
avaliar o desempenho, foram contados os fios caídos de mechas de cabelo
tratadas com cada um dos produtos “antiqueda” e com xampu comum.
A contagem
dos fios foi feita após uma simulação que equivale a um mês de
lavagens. O pior efeito observado foi o do xampu Palmolive para homens: o
produto salvou só 33 fios de cabelo, uma redução de cerca de 13% na
queda observada após o uso do xampu comum. Em primeiro lugar entre as
oito marcas testadas, o Pantene Pro-V evitou que 86 fios caíssem em um
mês –redução de 33,5%. “Todos os xampus avaliados apresentaram proteção
estatisticamente significativa contra a queda”, segundo o estudo. “Uma
diferença de 5% já é considerada relevante”, afirmou o químico Adriano
Pinheiro. O problema é que a maioria dos consumidores não sabe que os
xampus da categoria “antiqueda”, seja qual for a marca, só reduzem a
queda causada por quebra do fio (provocada por agressões externas,
tração etc.). (Folha de São Paulo)
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